O Manifesto |




Há uma coisa que eu quero mudar no vocabulário das pessoas. É a palavra 'tentar'.

- "Vou tentar pôr essas dicas em prática", dizem-me com frequência.

E eu repito logo a seguir:
- "Isso dá muito trabalho. Ponha-as em prática."

É normal olharem para mim com um ar estranho ['oi, o que disseste?']  e então eu explico melhor. 


Tentar não é fazer. Tentar é sabotar a acção mesmo antes de a ter experimentado. Tentar é quase uma sentença de morte à tentativa que ainda não foi tentada.


Então o desafio Fazer Acontecer 2014 é para isso - é para eliminar o tentar e fazer acontecer a nossa vida.


Manifesto | Exposição (geralmente escrita) em que se manifesta o que é preciso, ou o que se deseja que se saiba. | [Dicionário Priberam da Língua Portuguesa]





As Regras |



#1
Então o primeiro passo é pensares em 6 ou 12 desejos que queres tornar realidade no próximo ano.
Pensa nisso durante esta semana que vem. Só nisso. Eu vou orientar-te nesse processo. Escreve num caderno, no telemóvel.
Pode ser ‘quero ser mais feliz’, ‘quero ter tempo para levar os miúdos nas calmas de manhã’, ‘quero perder 5 kilos’, ‘quero redecorar a cozinha’. Eu sei lá. Tu é que sabes da tua vida. Procura que sejam desejos que possam fazer realmente a diferença e que estejam ao teu alcance. Bem sei que ganhar a lotaria até está ao teu alcance se jogas mas também está muito nas mãos do acaso. 
Por isso é bom que estes desejos, para este desafio, estejam mais perto de ti.



#2
Pega nos objectivos que es-cre-ves-te para 2014 
              sim, têm de estar escritos
relembro que têm de ser coisas que dependam muito de ti - não pode ser fruto do acaso como  ganhar a lotaria, sobretudo se não jogas - mas também têm de ser reais e que tenhas a noção que, com esforço, chegas lá!
e os encaixes nos meses - de Janeiro a Dezembro.
E depois? E depois, por cada objectivo escreves o que precisas de fazer, nos dias ou semanas ou meses antes, para os atingires.
Queres um exemplo?
Imagina que fumas e queres deixar de fumar. Uma óptima ideia é começares por pensar que tipo de coisas fazem as pessoas que não fumam.
Têm hábitos alimentares mais saudáveis, sabias?
Fazem mais desporto.
Dormem mais/melhor  (há quem fique acordado mais um pouco para fumar o último cigarro do dia]
Cheiram melhor.
Estou a dizer-te para pores mais perfume? Claro que não! O que estou a dizer é que podes começar por adquirir os hábitos que as pessoas que não fumam têm. Assim o foco fica mais fácil. Porque, na verdade, o teu objectivo passa por seres uma pessoa mais saudável, certo? No fundo, é mesmo isso
'tornar-me numa pessoa mais saudável'. É ou não é?
O hábito faz o monge, certo?
Então quando te sentares a escrever os teus objectivos em cada mês do teu calendário, define o que é que tens de começar a fazer 3 semanas antes [dizem que os hábitos novos são adquiridos e fortalecidos 21 dias de serviço contínuo :)  ]
Para ter a certeza que a mensagem fica bem clara, aqui vai:


fica descansada que não tem de ser numa tabela excel - podes fazer numa agenda em papel, word, o que te der mais jeito - que essa não seja a razão para não fazeres acontecer o teu 2014.
Adere aqui
By the way, quando é que te vais sentar a fazer isto? Não tem nem deve de ser de uma vez só. Quando vai ser, então?




#3
Todos os estudos falam na importância dos amigos para a felicidade. Se eu quero aumentar rapidamente o meu nível de felicidade [médio prazo] então devo rodear-me de pessoas que me fazem sentir bem. Tudo é possível, ou pelo menos conseguimos lidar com muitas situações quando temos amigos ao nosso lado.
Assim sendo, e porque o objectivo é que asseguremos que chegamos ao final de 2014 com a maior parte dos objectivos cumpridos, tens de arranjar um amig@ que te acompanhe neste desafio. Um, dois, três, tu é que sabes. Um é obrigatório.




Os desafios dentro do desafio

Os teus desafios

Os recursos que te inspiram

Subscreve


2 comentários:

  1. Magda, como sabes iniciei este ano na passada semana... espero ainda ir a tempo. A começar a ler o manifesto. Let' s keep in touch. Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Isto e uma ideia genial. So soube agora da tua iniciativa mas sem saber fiz uma coisa do genero, escrevendo os meus desejos para este ano no blog, volta e meia vou ver como ando e relembro me daquilo que realmente importa na minha vida.

    ResponderEliminar